Dia internacional da criança desaparecida

A exemplo do que tem sido feito anualmente, por altura do Dia 25 de Maio, a APCD assinalou este ano a data com o lançamento de um Manual de Segurança que visa ensinar as Crianças dos 6 aos 12 anos, a detetar e a proteger-se de situações ou pessoas que se lhes afigurem suspeitas.

Esse manual, concebido por pessoas ligadas às áreas da educação, psicologia e segurança, quer da APCD quer da GNR, – trabalho em colaboração -, tem uma apresentação muito apelativa e adequada às faixas etárias a que se destina pelo que, a brincar, executando atividades divertidas e descobrindo as soluções e melhores práticas, as Crianças poderão começar desde já a criar os seus próprios mecanismos de defesa e reagirem corretamente na presença de algo ou alguém que lhes cause desconforto, constrangimento ou até medo.

Este ano, as atividades programadas para este dia realizaram-se na Escola Prática da GNR em Queluz, com a participação de 100 Crianças e com a presença de várias individualidades entre as quais se incluíram o Sr. Dr. Durão Barroso, o Sr. Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, o Sr. Adjunto do Secretário de Estado do Desporto e Juventude entre outras.

Este Manual constitui uma ferramenta de grande utilidade para todas as Crianças e está acessível gratuitamente para download no site da APCD e GNR.