1 – Em caso de desaparecimento: Não espere para participar o desaparecimento. É errada a informação de que tem que esperar 48 horas para fazer a participação.
A comunicação do desaparecimento às autoridades deve ser feita imediatamente após se terem frustrado as tentativas de localização baseadas nas rotinas pessoais, quer de locais frequentados, quer de horários habituais.
2 – Uma relação próxima com os seus filhos é importante e, falar com eles sobre os perigos de uma má utilização da internet, também.
Para ensinar às Crianças
Nome, número de telefone e morada; |
Saber usar o telefone; |
Quem podem visitar quando você não está ( ex: vizinhos, casa dos avós, primos); |
Onde podem ir na vizinhança; |
Não abrir a porta a ninguém, salvo se os pais lhe disserem para o fazer num determinado momento; |
Não dizer a ninguém que estão sozinhos em casa; |
Ensinar o que fazer numa emergência, como contactá-lo a si, a vizinhos ou familiares ( telefone do trabalho e telemóvel); |
Ensinar a detectar uma situação de perigo: a) Sempre que se sintam ameaçados ou receosos com a presença de alguém ensine-os a dizer NÃO e a gritarem algo como “ Socorro, este não é o meu pai”; b) A fugirem de imediato da situação; c) A denunciarem-lhe imediatamente o ocorrido. |
Ensinar que não podem aproximar-se de veículos ocupados ou não, salvo acompanhados pelos pais ou por outros adultos de confiança. |
Ensinar a criança a não se aproximar de piscinas, rios, lagos ou poços sem que esteja acompanhada por um adulto de confiança; |
Assegure-se de impor regras para os seus filhos brincarem na rua. Não os deixe sem vigilância. Se por exemplo brincam no quintal, tenha a janela aberta para os ouvir e feche o portão á chave. |