Prevenção

PREVENIR – Segundo o dicionário é ” informar com antecedência; advertir; tomar medidas que evitem um mal; impedir que se realize; preparar-se; acautelar-se”

Só conseguimos Prevenir ou Evitar um problema, um fenómeno, se soubermos a sua causa; porque aparece, como se desenvolve. O saber controlar e terminar com o mesmo, é também importante.

Interessa à APCD, sobretudo uma abordagem de Prevenção Primária que fortaleça as crianças, e que reduza a sua vulnerabilidade, permitindo-lhes a identificação de potenciais situações de risco e como reagir a estas. Em relação aos adultos, importa capacitá-los de conhecimentos que os ajudem a desenvolver meios de protecção para as suas crianças, criando redes de suporte comunitário locais.

Assim, a APCD tem vindo a debruçar-se sobre as origens do DESAPARECIMENTO MAUS TRATOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS, E ABUSO SEXUAL de CRIANÇAS, para poder intervir junto da Comunidade, de forma a ajudar a diminuir o número de casos de desaparecidos.

É essencial que Pais, Professores e Educadores em geral e as próprias Crianças, estejam sensibilizadas em toda esta temática.

Temas como:

– Internet segura
– Maus tratos / abusos sexuais
– Redes de pedofilia
– Bullying
– Auto estima
– Adolescência
– Predadores, Abusadores e Agressores
– Catástrofes Naturais
– Violência Doméstica
– Crimes contra Crianças

Entre outros, servem de discussão e debate, acompanhados por uma reflexão sobre a Família, a Escola, os Amigos, em sessões que a APCD tem realizado no País.

Paralelamemte a esta área de Prevenção existe uma outra, na qual a APCD não pode, nem se quer afastar:

É a Prevenção dirigida às Crianças vítimas de abusos e maus tratos; apoiando ou desenvolvendo estruturas que intervenham directamente junto das vítimas, de forma a evitar que estas se transformem no futuro, em abusadores e agressores.

Esta é uma área que necessita urgentemente de ser desenvolvida e na qual a APCD pretende ter um papel relevante.